6 de set. de 2012

Programação

Versão em pdf disponível aqui

Braulirio Gonçalves leal – 18/10 – 10h as 11h – Auditório Juazeiro

Apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa:

1. Espacializacao de variaveis meteorologicas para o Polo de Desenvolvimento Juazeiro-Petrolina, Submedio Sao Francisco (Financiado pelo CNPq - Edital MCT/CNPq 14/2009 - Universal)

2. Site para Espacializar Dados Meteorológicos Diários do Pólo de Desenvolvimento Petrolina-Juazeiro (financiado pelo CNPq - PIBITI/UNIVASF 2011/2012)

3. Modelagem matemática e computacional de um sistema de manejo da irrigação via web (financiado pelo CNPq - Edital MCT/CNPq nº 09/2010 - PDI - Tecnologia da Informação)

4. Desenvolvimento e Avaliação de uma Rede de Sensores Sem Fio para fins de Manejo da Irrigação em Plantios no Pólo de Desenvolvimento Petrolina-Juazeiro (financiado pela FAPESB - EDITAL FAPESB 11/2011)

Cod: 001



Mesa Redonda: "Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis”.
Maria Carolina Tonizza Pereira, Maria Luciana da Silva Nóbrega, Paulo Roberto Ramos e Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira. Mediador: José Moacir dos Santos (IRPAA)
18/10 – 16:00h – Auditório Juazeiro
Lançamento do livro “Educação e Convivência com o Semiárido”, com a participação dos autores: Maria Luciana da Silva Nóbrega (UNIVASF), Edmerson dos Santos Reis (UNEB) e Luzineide Dourado Carvalho (UNEB)
Cod: 002


Maria Luciana da Silva Nóbrega – 16/10 – 19:00h – SRN, Auditório UESPI

16/10 - Dia Mundial da Alimentação
Palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional com tema: "Conceitos e Princípios da Segurança Alimentar e Nutricional: referenciais sociais, históricos e aspectos jurídicos"

Cod: 003

Maria Luciana da Silva Nóbrega – 17/10 – 8:00h as 10:00h – Município de Capitão Gervásio Oliveira , PI, Escola Sede.

17/10 - Dia Internacional para Erradicação da Pobreza
Oficina sobre "Ecotécnicas apropriadas à Convivência com o Semiárido"

Cod: 004

Maria Luciana da Silva Nóbrega  – 20/10 – Auditório da Câmara de vereadores de SRN

Evento Literário seguido de Mesa-redonda
Lançamento do livro: Educação e Convivência com o Semiárido, como os autores: Mª Luciana da Silva Nóbrega, Luzineide Dourado e Edmerson Santos Reis

Cod: 005




Maria Luciana da Silva Nóbrega e Maria das Graças Cleophas Porto  – 16 a 20/10 – das 10:00h as 19:00h - Escolas do Município de SRN

Medição do PH da água em São Raimundo Nonato (PI) (Atividade itinerante)

Cod: 006

Gracielle Peixoto de Souza, Graziele Áquila  de Souza Brandão, Hernany Fabrício Novaes Menezes, Josilda da Silva Monteiro e Paulo Roberto Ramos (Orientador).
17 a 19/10 – Escola Municipal  Anésio leão

ESTIMULANDO NOVAS PRÁTICAS E VALORES SOCIOAMBIENTAIS

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos, e a escola é um local favorável ao processo holístico da Educação Ambiental, trabalhando de forma a envolver alunos e educadores, formando novos hábitos de convivência com o planeta. Nesse contexto, o Projeto Escola Verde desenvolverá na Escola Municipal Anézio Leão, localizada no bairro Vila Eduardo em Petrolina-PE, um processo de difusão de conceitos e práticas relativas ao meio ambiente, dando ênfase na necessidade de conservação, estimulando os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos e práticas sustentáveis em suas famílias e comunidade.
Serão realizadas atividades de cunho educativo no âmbito ambiental de forma a oferecer aos alunos ferramentas de aprendizagem diversas, como o conhecimento e valorização da Caatinga. Neste sentido, estão programadas visitas ao CRAD/UNIVASF (Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas) a fim de mostrar o cultivo em viveiros de mudas nativas do Semiárido, bem como visita ao CEMAFAUNA/UNIVASF (Centro de Conservação e Manejo de Fauna) onde existe o museu de fauna.
Está programada uma Oficina de sucata, para trabalhar com materiais recolhidos pelos próprios alunos.  Também está prevista a prática de jardinagem por alunos e professores da escola, enriquecendo o espaço da área de sol presente no interior das salas de aula, com jardim em solo e suspenso com utilização de materiais recicláveis. Tais atividades serão realizadas nos dias 17, 18 e 19 de outubro respectivamente.
Durante o processo de planejamento e execução, os professores serão auxiliados por alunos do Projeto Escola Verde (PEV) a fim de trabalhar de forma apropriada os temas das atividades propostas, incentivando a Educação Ambiental no dia-a-dia antes e após a realização das atividades, para que seja dada continuidade ao processo de formação de novos valores.

Cod: 007





Juliana Maria Medrado de Melo, José Antunes da Silva Neto, Iug Lopes, Isane Carine Guerra de Brito, Susi Ellen Costa Mota da Silva, Adriana Silva Prado Pimentel, Tiago Fernandes Machado, Graziela Lais Maia Carvalho dos Santos e Paulo Roberto Ramos.
15 a 19/10 – Escolas do Projeto Escola Verde, Juazeiro.

Título: Projeto Escola Verde: Semana da Reciclagem de Pilhas e Baterias

O evento irá propor a coleta de pilhas e baterias em  5  escolas publicas de cidade de Juazeiro-BA , com a realização de atividades informativas, educativas e criativas. Será feito palestras sobre a importância da reciclagem desses materiais, em seguida torneio entre o 5º e 6º ano de cada escola.

As classes irão competir da seguinte forma:
1 - Maior recolhimento de pilhas e baterias usadas para reciclagem (que será feito previamente a data do evento);
2 - Quiz com perguntas simples que envolvem assunto de reciclagem de pilhas e baterias abordadas na palestra;
3 - O papa pilha mais bonito e bem feito.

A partir de uma agradável brincadeira, que é a construção do Papa-Pilhas, serão abordados temas importantes dentro da questão ambiental, como o descarte adequado de pilhas e o reaproveitamento de materiais.

Cod: 008

Leidivana Patrícia Melo dos Santos, Paulo Ramos (orientador)
17/10 – 14:00h as 16:00h -  Escola 21 de Setembro, Petrolina.

CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE

A proposta é mobilizar a Escola Municipal 21 de Setembro, localizada em Petrolina-PE, em torno das questões socioambientais. Os professores solicitarão das crianças que cuidem de um pé de feijão, plantado em um algodão, e o aluno que obtiver o pé mais bonito no último da SNCT ganhará um Certificado de Cuidador da Natureza. O objetivo é incentivar o ato de se preocupar com o meio ambiente em cada criança, incentivando valores que levem o aluno a sentir a existência da natureza de uma forma simples, entendendo quão grande é a importância em cuidar da planta para ela poder sobreviver e crescer.
Também está programada uma ação de produção de papéis reciclados. Os alunos serão mobilizados a conseguir materiais como papéis usados, telas e liquidificador. Partes desses papéis podem ser utilizadas para a produção de painéis e cartões que enfatizem a importância de cuidar do meio ambiente, os quais ficarão expostos em lugares estratégicos da escola.
No dia da premiação do pé mais bem cuidado serão feitas apresentações de diversos temas, como a importância da coleta seletiva e o ciclo de vida dos produtos.
Estas atividades são parte integrante das ações do Projeto Escola Verde.

Cod: 009



Leidivana Patrícia Melo dos Santos, Paulo Ramos (orientador)
18/10 – 14:00h as 18:00h – Escola Mãe Vitória, Petrolina.

RECICLANDO A VIDA

A proposta consiste na promoção da Educação Ambiental por meio de ações e palestras sobre a importância da reciclagem nos dias atuais. A ação será desenvolvida, como parte integrante do Projeto Escola Verde, na Escola Municipal Mãe Vitória, localizada no município de Petrolina-PE. Durante a SNCT será feita uma competição de acumulação de garrafas pets. A ideia é criar grupos de 5 alunos, e o grupo que juntar o maior número de garrafas pets ganhará Certificado de Ambientalista do Ano, e uma possível premiação . No dia da premiação será feita uma Gincana com apresentações teatrais, exposições e palestras sobre o meio ambiente.
As garrafas pets serão doadas a uma cooperativa.

Nome: Leidivana Patricia Melo dos Santos, Paulo Roberto Ramos (Orientador).

Cod: 010

Isabela Araújo de Lima, Paulo Roberto Ramos (Orientador)
15/10 – 8:00h as 12:00h – Escola Municipal  Odete Sampaio, Petrolina.

RECICLARTE

A proposta consiste na mobilização da Escola Municipal Odete Sampaio, localizada no município de Petrolina-PE, para a realização de uma Oficina durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT para criação de peças utilitárias e de valor artístico feitas com material reciclável. Todo material será trazido pelos próprios alunos. No último dia da Semana os trabalhos serão expostos e serão escolhidos os mais criativos, bonitos e utilitários. Os primeiros colocados ganharão Certificado de Compromisso Ambiental. As atividades fazem parte das ações do Projeto Escola Verde (PEV).

Cod: 011

Isabela Araújo de Lima, Raylla da Rocha Lima, Paulo Roberto Ramos (Orientador)
20/10 – 14:00h as 18:00h – Escola Municipal Zélia Marias, Petrolina.

Teatro Ecológico de Fantoches

A atividade será realizada na Escola Municipal Zélia Matias, localizada em Petrolina-PE, com coleta de material reciclável pelos alunos para produção de fantoches, os quais serão criados pelos próprios alunos com este material recolhido, assim como o próprio cenário a ser montado.
Diferentes grupos de alunos apresentarão peças no teatro de fantoches, seguindo roteiros preparados pelos professores.
Estas atividades são parte integrante das ações do Projeto Escola Verde.

Cod: 012




Isabela Araújo de Lima, Raylla da Rocha Lima, Paulo Roberto Ramos (Orientador)
19/10/12 - 08:00 ás 12:00 h - Escola Professor Nicolau Boscadin, Petrolina.

Dramatização de temas ambientais

A proposta consiste em desenvolver um conjunto de peças teatrais que abordem a temática do meio ambiente e sustentabilidade com os alunos da Escola Nicolau Boscardin, localizada no Município de Petrolina-PE. As mobilizações, figurinos, ensaios e encenações ocorrerão durante toda semana da SNCT. No dia (19/10) ocorrerá um evento de mobilização de toda escola, para assistir as peças encenadas. Estas atividades são parte integrante do Projeto Escola Verde.

Cod: 013

Robério Brasileiro Mota Junior, Paulo Roberto Ramos (orientador)
15 a 21/10 – Escola Municipal Helena Araújo, Juazeiro-BA

(VI)VENDO ATORES AMBIENTAIS

A proposta consiste em produzir um vídeo, de curta metragem, no formato digital, no estilo documentário sobre a temática ambiental na Escola Pública Municipal Helena Araújo e do seu entorno, na comunidade Malhada da Areia, em Juazeiro-BA. O vídeo apresentará problemas ambientais, propondo de forma clara e objetiva, identificar, analisar e informar contribuindo assim para possíveis ações de combate, ou minimização dos problemas. O vídeo pretende abordar a temática do lixo, saneamento, saúde e coleta seletiva, a relação da comunidade com a escola e os possíveis comportamentos sustentáveis, com duração em torno de cinco minutos.
Na ultima semana do mês de outubro o documentário será apresentado para a própria comunidade dentro da escola, possibilitando assim que os participantes se identifiquem no vídeo como atores sociais, portadores de voz, comportamento ambiental, suas relações com os problemas apresentados e como eles podem buscar soluções alternativas.

Cod: 014

Sinara Melo,Thaís Miranda, Thaís  Pereira, Paulo Roberto Ramos(orientador)
15 a 19/10 – A partir das 8:00h - Escola Jeconias José, Petrolina.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A atividade será realizada na Escola Pública Municipal Jeconias José, no bairro Ouro Preto, em Petrolina-PE. A proposta consiste em desenvolver no ambiente escolar, através dos professores, discussão e atividades relacionadas com o meio ambiente, tais como coleta e destino do lixo, perigos do lixo acumulado e as doenças envolvidas (como por exemplo, a dengue), coleta seletiva e reciclagem. As atividades serão orientadas por alunos do Projeto Escola Verde, os quais vão desenvolver capacitações junto aos professores, com o intuito de ajuda-los a desenvolver as temáticas propostas com seus alunos. Serão realizados encontros com os professores, onde serão passadas orientações sobre os temas que serão trabalhados. Além disso, durante a semana os alunos serão incentivados a levar material para reciclagem, e desenvolverem produtos desde material recolhido, tais como brinquedos e medalhas. A turma que conseguir juntar mais material será premiada com algumas peças desta reciclagem, tais como painéis de honra ao mérito, com foto da equipe vencedora, bem como medalhas recicladas, elaboradas pelos próprios alunos.

Cod: 015



Camilla Albuquerque Nunes Blohem, Maérico dos Santos Pessoa Ana Katarine de Freitas Santana Santos, Roberto Ramos (Orientador)
18/10 – 18:00h as 22:00h
19/10 – 10:30h as 15:00h
Escola Terezinha Ferreira de Oliveira, Juazeiro.

MOBILIZAÇÃO PELO VERDE

A atividade será realizada na Escola Terezinha Ferreira de Oliveira, no bairro Tabuleiro, em Juazeiro-BA. A proposta consiste em desenvolver juntamente com o corpo discente, no ambiente escolar, atividades que englobem as diferentes faixas etárias que frequentam a instituição. Os professores do fundamental I vão desenvolver atividades com seus alunos, conscientizando-os da necessidade dos cuidados com o meio ambiente, a partir daí será solicitado aos alunos que elaborem desenhos, os quais serão expostos nos corredores do colégio, a fim de elegermos os melhores. Os três primeiros colocados serão contemplados com brindes arrecadados com os professores. Para as turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA, serão escolhidos 20 alunos para participar de uma Oficina de reciclagem. Os alunos da EJA levarão todo material necessário para tal atividade. Na escola eles serão orientados pelos alunos do Projeto Escola Verde a desenvolverem atividades, tais como produção de vassouras a partir de garrafas PET.

Cod: 016

Camilla Blohem; Cícero Harisson Souza; Priscila Machado e Paulo Roberto Ramos (orientador)
16/10 – 9:00h
17/10 – 15:00h
Escola Profa. Edualdina Damásio, Salitre, Juazeiro.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO EM RELAÇÃO AO LIXO ATRAVÉS DA CRIATIVIDADE

A atividade será realizada na Escola Profª Edualdina Damásio, no distrito de Salitre, em Juazeiro-BA. A nossa proposta consiste trabalhar em conjunto com os professores na divisão da escola em duas turmas, para a mobilização em torno das questões ambientais locais vivenciadas pela comunidade.

A primeira turma seria composta de alunos de 1ª à 4ª série. A atividade a ser realizada será solicitar com 10 dias de antecedência, materiais como caixa, botões, latas, garrafas, etc, para a confecção de obras de arte reciclada, antes e durante a SNCT. Com os trabalhos prontos, todos serão convidados a realizar uma exposição. Os trabalhos serão julgados por uma equipe de professores, no pátio, durante o intervalo, com um aluno representante de cada grupo para descrever sua respectiva obra. O melhor trabalho será apresentado no noticiário das TVs abertas da região.

A segunda turma de alunos de 5ª à 8ª série, serão mobilizados em grupo para realização de Campanhas junto à comunidade incentivando as pessoas a diminuírem a quantidade de lixo que jogam fora, e a reutilizar alguns objetos. A melhor proposta de campanha representada, sob o julgamento dos professores, irá ter sua campanha divulgada junto ao Projeto Escola Verde, sobre sua escola e trabalhos realizados, e nos noticiários de TV, em conjunto com a apresentação do primeiro grupo.

Cod: 017



Lina Sheilla Pires de Souza, Maria  Raquel da Silva, Natália Cristiane de Sousa Maia, Paulo Roberto Ramos (orientador)
15 a 21/10 – Escola Anete Rolim, Petrolina.

A proposta é desenvolver ações de promoção da cidadania e compromisso socioambiental, junto aos alunos e professores da Escola Anete Rolin, localizada em Petrolina-Pe. O objetivo central e mostrar a importância e possibilidade de reaproveitar os materiais recicláveis de modo que possam ser usados para diminuir problemas ambientais; observando também que é possível com pouco material obter um produto inovado. Nesse sentido, as ações consistem em implantar na escola uma horta com garrafas Pets. Bem como promover oficinas para a confecção de brinquedos destes materiais recicláveis. No último dia da semana será organizada uma exposição dos trabalhos e serão escolhidos os mais criativos. Os primeiros colocados ganharão Certificado de Compromisso Ambiental. Estas atividades são parte integrantes do Projeto Escola Verde (PEV).

Cod: 018

Graziele Áquila de Souza Brandão, Bruna Renata Lopes Aquino, Gracielle Peixoto de Souza, Hernany Fabrício de N. Menezes, Rosângela de Souza Maurício SIlva, Maria do Socorro Soares, Francicleide de Souza Carvalho e  Paulo Roberto Ramos (Orientador).
15 a 18/10 – A partir das 8:00
Escola Paulo Freire, São Gonçalo, Petrolina.
Título: Ambiente saudável é ambiente limpo: A Educação Ambiental como ferramenta para melhoria da qualidade de vida da população.
Descrição da atividade: A Educação Ambiental configura-se em um componente essencial no processo de formação e educação permanente do ser humano. Um dos aspectos fundamentais da Educação Ambiental é a preocupação com a saúde individual e coletiva, como condição essencial da qualidade de vida, a partir da prevenção e controle dos fatores de risco relacionados às doenças e outros agravos à saúde.
Tendo a escola como potencializador do conhecimento e difusão das ideias, o Projeto Escola Verde (PEV) desenvolverá atividades de cunho educativo durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro São Gonçalo, Petrolina-PE. As ações realizadas terão o intuito de despertar na comunidade escolar uma visão consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas a ele relacionados, de modo a reduzir e/ou resolver os impactos atuais de acordo com suas competências.
As atividades desenvolvidas terão como finalidade propiciar informações ecológicas com aspectos de saúde individual e coletiva, bem como o aproveitamento de materiais descartados, ampliando as análises do mosaico de dados que compõem a saúde ambiental. Além de sensibilizar a comunidade escolar, incluindo alunos, professores e equipe gestora, levando a visão de que é possível harmonizar as ações do homem com o meio que o cerca.
Estão planejadas Oficinas e Palestras sobre estas temáticas a partir das quais professores da Escola e a Equipe do PEV abordarão o controle de agravos à saúde relacionados a fatores ambientais. Sendo assim, iremos promover reflexões sobre o uso e reuso da água na promoção da higiene pessoal, evitando seu desperdício. Serão abordadas também, os cuidados de higiene com o corpo de modo a promover ideais de um ambiente saudável, viabilizando o bem estar social e prevenindo a propagação de doenças. Ademais, será despertado o interesse de todos para a redução, reutilização e reciclagem de materiais, demonstrando que ao evitar à produção de resíduos diminuiremos a quantidade de lixo nos aterros e, consequentemente, a poluição do solo, da água e do ar.

Cod: 019




Maérico dos Santos Pessoa, Ana Katarine de Freitas Santana Santos, Natalia Cristiane de Sousa Maia, Camila Fernanda Borges da Silva, Cindy Rayane Sena Monteiro e Paulo Roberto Ramos (orientador)
16/10 – das 8:00h as 12:00h
20/10 – a partir da 8:00h
CRAD e CEMAFAUNA, Petrolina

VISITA AO CRAD E CEMA/FAUNA

Trata-se de uma Visita Técnica, para reconhecimento e valorização das plantas e animais nativos do Semi-Arido. A visita ocorrerá no dia 16/10/2012, com saída as 08:00 hrs e chegada as 12:00 hrs, na escola Iracema Pereira da Paixão, localizada em Juazeiro-BA. Os alunos serão instruídos e receberão informações com a visita ao CRAD e CEMA/FAUNA, com o intuito de mostrar plantas e animais característicos de nossa região, visando integrar mais e tentar conscientizar esses alunos para preservação da caatinga.
GINCANA CULTURAL RECICLÁVEL.
Com realização no dia 20/10/2012, a ideia é realizar uma tarefa de caráter socioambiental dentro da Gincana que já está programada para ocorrer na escola. Esta tarefa consiste na meta de recolher o maior número de pilhas e garrafas PET possíveis, além de recolhimento de latas de alumínio. O material recolhido será entregue a empresas de reciclagem e para descarte adequado.

Cod: 020

Caroline Moreira Bacurau, Paulo Roberto Ramos (Orientador)
15 a 17/10 – das 14:00h as 17:00h
Escola Guiomar Lustosa Rodrigues, Juazeiro.

TRANSFORMANDO A ESCOLA POR MEIO DO OLHAR

A proposta se apoia na idéia de que para uma efetiva mudança no ambiente que nos rodeia é necessário primeiramente se sentir integrante desses espaços e buscar observá-lo, valorizando seus aspectos positivos e identificando problemas a serem solucionados. Assim, realizaremos na Escola Municipal Profª Guiomar Lustosa Rodrigues, localizada na Rua das Algarobas, S/nº, Bairro Quidé, Juazeiro/BA, uma oficina de desenho de observação norteada pela temática: Como vejo minha escola, Como minha escola poderia ser, e O que posso fazer para melhorar minha escola. O público alvo da atividade serão os alunos do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série), a oficina será realizada em três etapas: 1- princípios iniciais do desenho de observação, 2- desenho de observação de um aspecto da escola, 3- desenho de criação baseado num ideário de escola, e 4- sugestão escrita de como solucionar problemas apontados. A oficina ocorrerá na própria escola durante a SNCT 2012 (15 a 21 de outubro) e os alunos serão convidados a participar em turno oposto ao de suas atividades letivas. Com o material produzido, realizaremos uma exposição na própria escola, convidando a todos a se apropriarem do espaço escolar como ambiente de vivências e aprendizagens, espaço primordial de aprendizagens e ações em Educação Ambiental. Estas ações são parte integrante do Projeto Escola Verde (PEV).

Cod: 021



Sheila Lacerda Lessa e Paulo Roberto Ramos (orientador)
15 a 21/10
Escola Paulo Pacheco, Sobradinho, BA.

Representações artísticas da relação Saúde/Meio Ambiente

A atividade será realizada na Escola Paulo Pacheco, localizada no município de Sobradinho-BA. A ação consiste em mobilizar professores, para o desenvolvimento junto aos alunos, de formas de expressões artísticas, como filmes, peças teatrais, desenhos e artes plásticas, que contemplem a problemática socioambiental, e seus reflexos sobre a Saúde das pessoas. Serão abordadas questões como o lixo, higiene pessoal, alimentação saudável, dentre outro temas.

Durante as semanas que antecedem o evento a escola será mobilizada para o desenvolvimento destas atividades culturais. Na SNCT os alunos estarão empenhados em finalizar seus trabalhos, e na sexta-feira (19/10) ocorrerá  a apresentação e exposição destes trabalhos, oportunidade em que serão escolhidos os mais criativos. Estas ações são parte integrante do Projeto Escola Verde (PEV).

Cod: 022

Edilson dos Santos Júnior, Sheila Lacerda, Paulo Roberto Ramos (Orientador).
15 a 21/10 – 7:30h as 11:30h
Centro Educacional de Sobradinho (CES) Bairro São Francisco
Sobradinho - BA

Semana da Inclusão da temática ambiental

 A proposta para a SNCT, a ser realizada na escola Centro Educacional de Sobradinho (CES), localizada no Município de Sobradinho-BA, tem o objetivo de formar disseminadores que sejam capazes de fazer os atores da sociedade entender e desenvolver uma visão ambiental que contribua para modificar o meio em que vivem, no que diz respeito as suas relações sociais e com o meio ambiente. A atividade consiste em sensibilizar professores, alunos e a comunidade, para que levem em conta suas atitudes de consumo como impacto ao meio
ambiente, e no entendimento de que os problemas ambientais não são frutos de forças externas, nem uma inevitabilidade, mas está ligado a uma forma de organização social específica que degrada o ambiente e promove a exclusão social. O público alvo da atividade serão os alunos do Ensino Fundamental I e II.

Cod: 023



Militão Figueredo
18/10 – 14:00h
Auditório – Juazeiro

A importância do sol no dia a dia.

Palestra sobre a posição do sol ao longo do dia e do ano. Oficina de construção de um relógio solar usando garrafas PET.

Cod: 024

Paulo Vinícius Pereira de Almeida, Ana Emídia Sousa Rocha e Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos (Orientadora)
19/10 - das 15 às 17horas
Laboratório de Produção Didática em Artes Visuais - LAPDAVIS
Bloco de Artes - UNIVASF – Juazeiro

Oficina: Visualidades artísticas e lendas na Educação Ambiental no Vale do São Francisco.

Cod: 025

Elielton da Silva Araújo, Uêdja Natali Silva Dias, Maria Carolina Tonizza Pereira (orientadora)
19/10 - das 8:00 as 12:00 horas

Escola Municipal: Escola Municipal Santo Antonio/Ilha do Massangano, Petrolina.

Oficina: Percepção Ambiental: Uma alternativa de sensibilização

A presente atividade tem como objetivo pontuar o estudo da percepção ambiental como ferramenta importante da educação ambiental, pois, permite conduzir a reflexão sobre os valores e as ações que os sujeitos possuem frente ao meio ambiente. Entende-se o estudo da percepção ambiental como uma contribuição fundamental para uma gestão harmoniosa dos recursos naturais.

Na visita a escola, será apresentado a importância dos recursos naturais e a sua conservação. Será dividida a turma em duplas, as quais caminharão na mata ciliar. Neste momento da caminhada falaremos sobre a importância da mata ciliar para a manutenção dos rios. Após a caminhada todos deverão voltar para a sala para contar sua experiência, relatando o que deveria ser mudado para garantir a preservação do local. Será proposto que os alunos façam desenhos apontando algo positivo, que chame a atenção para beleza e alegria daquele ambiente, e algo negativo que chame a atenção para a degradação daquele ambiente. Os desenhos serão expostos na escola.

Cod: 026



Atividades com agendamento
Entrar em contato até a data limite de 12/10/2012.
roger.fazollo@univasf.edu.br
Italo Farias, Rafaella Torres, Uadson Freitas, Diego Milhomens e Roger Fazollo (Orientador)
15 a 19/10 – Nas escolas de Petrolina e Juazeiro por meio de agendamento (Duração: 1 hora)

OFICINA “QUEM COME QUEM?”
Através de uma abordagem experimental e investigativa, pretendemos contribuir com o aprendizado das relações entre os seres vivos, em especial, com as relações entre predadores e presas.

Cod: 027

Rafaella Torres, Italo Farias, Uadson Freitas, Diego Milhomens e Roger Fazollo (Orientador)
15 a 19/10 – Nas escolas de Petrolina e Juazeiro por meio de agendamento (Duração: 1 hora)

OFICINA “SELEÇÃO NATURAL E ESPECIAÇÃO”
Como a seleção natural contribui para a evolução das espécies? Como as espécies são formadas? Quais interações estão envolvidas com a formação de novas espécies? Estas e outras questões podem ser respondidas por intermédio de uma abordagem investigativa e experimental. Aprenda um pouco mais sobre a evolução das espécies utilizando materiais de baixo custo e do cotidiano.

Cod: 028

Uadson Freitas, Rafaella Torres, Italo Farias, Diego Milhomens e Roger Fazollo (Orientador)
15 a 19/10 – Nas escolas de Petrolina e Juazeiro por meio de agendamento (Duração: 1 hora)

OFICINA "CAMUFLAGEM E EFICIÊNCIA DO PREDADOR"
Nesta atividade os participantes discutem os conceitos de camuflagem, mimetismo e eficiência dos predadores na visualização destas presas.

Cod: 029

Diego Milhomens, Rafaella Torres, Italo Farias, Uadson Freitas e Roger Fazollo (Orientador)
15 a 19/10 – Nas escolas de Petrolina e Juazeiro por meio de agendamento (Duração: 1 hora)

OFICINA “DE ONDE VEM AS BORBOLETAS?”
O que as lagartas comem? Em que elas se transformam? Quais são as fases da metamorfose? O ciclo de vida dos insetos sempre foi alvo de muitos questionamentos, em especial, os relativos às fases da metamorfose. Desta forma, por intermédio de uma abordagem investigativa e experimental, pretendemos estimular os diversos questionamentos sobre a biologia dos insetos, com ênfase no ciclo de vida das borboletas e nas suas interações com as plantas.

Cod: 030

Rafaella Torres, Italo Farias, Uadson Freitas, Diego Milhomens e Roger Fazollo (Orientador)
15 a 19/10 – Nas escolas de Petrolina e Juazeiro por meio de agendamento (Duração: 1 hora)

OFICINA “METABOLISMO DAS PLANTAS”
As plantas respiram? Como a água chega até as folhas? É possível alterar a cor de uma flor? Estas e outras questões podem ser respondidas por intermédio de uma abordagem investigativa e experimental. Aprenda um pouco mais sobre o metabolismo das plantas construindo experimentos com materiais de baixo custo e do cotidiano.

Cod: 031